Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma companhia tradicional? Qual o papel das novas tecnologias – incluindo as mídias sociais – na comunicação corporativa? Essas e outras questões, frequentemente apresentadas a Maristela Mafei e Valdete Cecato por estudantes e colegas, são respondidas neste livro. A comunicação corporativa é um mercado que oferece grandes oportunidades de desenvolvimento profissional a quem está disposto a encarar desafios e a aprender todos os dias, sejam estudantes de graduação ou pós-graduação, executivos de empresas que tenham afinidade com a área, estudiosos ou profissionais em busca de aprimoramento.
Leia o sumário, a introdução e o primeiro capítulo
Sobre as autoras
Maristela Mafei
Fundadora do Grupo Máquina, com ampla experiência em planejamento estratégico e comunicação corporativa. É considerada uma das maiores especialistas em gestão de reputação de imagem e gerenciamento de crise do país. Trabalhou na Folha de S.Paulo, na revista Globo Rural, na Rádio e Televisão Cultura, na Rádio América e no Departamento de Pesquisas da Rede Globo. É autora do livro Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia, publicado pela Editora Contexto.
Valdete Cecato
Consultora em comunicação corporativa, foi diretora executiva do Grupo Máquina em São Paulo e diretora da sucursal da agência no Rio de Janeiro. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil Latino-Americana, Zero Hora (Brasília), na agência de informações Dinheiro Vivo e na revista Ícaro.