Fechar

Com ajuda do presidente Lula, blogueira cubana espera vir ao Brasil

Amauri Arrais Do G1, em São Paulo

Uma semana depois de o governo cubano ter iniciado a libertação de 52 presos políticos, como parte de um acordo costurado pela Igreja Católica e a Espanha, a premiada blogueira cubana Yoani Sanchéz ainda espera autorização para vir ao Brasil para participar da pré-estreia de um documentário no qual é personagem central.

“Estou agora mesmo cuidando dos trâmites, embora ainda não tenha recebido nenhuma resposta. Mas estou otimista. Recebi alguns sinais de que este é um problema que estão tentando solucionar. Se recebo uma negativa, será a sexta em três anos”, contou por telefone ao G1, de Havana.

Em março, a cubana mandou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo que interviesse junto aos irmãos Castro para que autorizassem sua vinda ao país. Desde que criou o blog Generación Y, há três anos, Yoani já teve outros cinco pedidos negados para deixar Cuba, um deles para vir lançar no Brasil De Cuba, com carinho (Editora Contexto).

“Do governo brasileiro não tive resposta, mas, como disse um amigo, a melhor diplomacia é a que se faz em silêncio. Pode ser que esteja acontecendo alguma negociação direta com o governo cubano que eu não esteja informada”, – afirma. Pelas leis de Cuba, só sai do país quem obtém a autorização do governo.

[Leia a matéria completa]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.