Todo dia precisamos tomar inúmeras decisões. Algumas pequenas e sem importância, mas outras causam um grande impacto. Por exemplo: em qual político devo votar? Devo tentar a dieta que está na moda? Um e-mail pode me transformar em uma milionária?
Somos bombardeados com tantas decisões que é impossível sempre fazer uma escolha perfeita. Mas há muitos meios de melhorar nossas chances e uma técnica especialmente eficiente é o pensamento crítico.
O pensamento crítico é um modo de abordagem que nos permite analisar cuidadosamente uma situação, revelar seus problemas ocultos, tais como preconceitos e manipulações, e tomar a melhor decisão. Se a faceta da crítica parece negativa, é porque de certa forma ela o é mesmo. Em vez de escolher uma solução que lhe parece ser a correta, alguém que usa o pensamento crítico submete todas as opções que tem à mão à análise detalhada e ao ceticismo. Usando as ferramentas de que dispõe, por eliminação, chega à informação mais útil e confiável.
Há muitos modos de utilizar o pensamento crítico, mas um processo em cinco etapas pode ajudá-lo a resolver um sem-número de problemas.
1. Formule seu problema
Em outras palavras, saiba bem o que deseja. Isto nem sempre é tão óbvio como pode parecer. Por exemplo, se você estiver pensando em experimentar a dieta que está na moda, outros fatores podem estar obscurecendo suas razões para esta escolha, como a promessa de ver resultados em apenas duas semanas. Mas se você abordar a situação com uma visão clara de qual é o objetivo que sua dieta pretende alcançar, seja perda de peso, alimentação saudável, ou obter mais energia, isto lhe permitirá filtrar as informações de modo crítico, encontrar o que procura, e decidir se essa onda do momento
é adequada a suas necessidades.
Confira no vídeo abaixo as outras dicas para melhorar seu pensamento crítico (com legendas em português):
(Caso o vídeo não apareça, veja diretamente no Youtube)
Em tempo
Conheça o canal TED-Ed no Youtube.