A avaliação é um dos temas mais delicados na educação. Sua presença cotidiana nas salas de aula em todas as etapas da escolarização, associada ao seu poder de dizer, predizer e definir trajetórias, reserva para a avaliação educacional um espaço de intenso debate e de pequenas e lentas modificações nas práticas.
Por muito tempo e ainda, a avaliação das aprendizagens de estudantes é instrumento de controle, poder e pressão, causando tensões e inseguranças pessoais e produzindo exclusão da população mais pobre, na maioria das vezes negra e indígena, vivendo em regiões mais isoladas, como o Semiárido e a Amazônia Legal, as periferias das grandes cidades e as áreas rurais.
Visando melhorar os processos e os resultados da educação no Brasil, recentemente ocorreram debates nacionais sobre o financiamento, com a aprovação da nova lei do Fundeb (EC 108/2020), e sobre o currículo, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Resolução CNE/CP nº 2, de 2017). Esses debates adentraram as escolas, em especial a implantação da BNCC, promovendo ajustes e mudanças, mas nenhum deles avançou sobre o tema da avaliação.
Mesmo sem contar com a mobilização de um debate nacional, nos últimos 30 anos a avaliação na educação teve seu campo de ação ampliado para além das salas de aula: a avaliação externa e em larga escala se disseminou desde os anos 1990 e a avaliação institucional se implantou na educação infantil e timidamente avança para as outras etapas da escolarização básica.
A centralidade da avaliação no planejamento e na execução de planos, projetos, programas e políticas educacionais é cada vez mais reconhecida; no entanto, diferentes modos de organizar e realizar a avaliação assim como o uso de seus resultados permanecem como desafios.
Rever as formas de avaliar e os usos de seus resultados é urgente. No entanto, é preciso reunir reflexões, acumular debates informados, compartilhar práticas, ampliar o público que participa das diferentes etapas de realização das avaliações.
O livro Avaliação Educacional se insere na Coleção Educação e Universidade como uma contribuição para a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, em especial de professores. O livro aborda as três vertentes avaliativas (aprendizagem, externa e institucional) não apenas como conjuntos de técnicas e procedimentos, mas como modos de interpelar a realidade educacional. Por meio da disseminação das noções fundamentais da avaliação educacional e do tensionamento de práticas dominantes, pretende-se que a leitura e o debate do livro apontem para as mudanças que possam colocar a avaliação a serviço das aprendizagens e da compreensão contextualizada dos processos e dos resultados educacionais.
Sandra Zákia Sousa é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Faculdade de Educação da mesma universidade, atuando na pós-graduação na área Estado, Sociedade e Educação. O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros. Pela Contexto é autora do livro Geografia em Perspectiva e Avaliação educacional.
Valéria Virgínia Lopes é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenadora acadêmica da formação sob medida para países de língua portuguesa do Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE-Unesco) e consultora independente.