Fechar

Os livros de Dad Squarisi

Dad Squarisi transita com desenvoltura pelo universo da língua. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília, blogueira, articulista e escritora. Assina as colunas Dicas de Português e Diquinhas de Português, publicadas por jornais de norte a sul do país; Com Todas as Letras, na revista Agitação, e Língua Afiada, na Revista do Ministério Público de Pernambuco. Formada em Letras, com especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura, concentra o interesse, sobretudo, na redação profissional – o jeitinho de dizer de cada especialidade, cada grupo, cada mídia. Mas é tudo português. A experiência como professora do Instituto Rio Branco, consultora legislativa do Senado Federal e jornalista do Correio Braziliense iluminou o caminho dos livros Dicas da Dad – Português com humor, Mais dicas da Dad – Português com humor, A arte de escrever bem, Escrever melhor (com Arlete Salvador), Redação para concursos e vestibulares (com Célia Curto), Como escrever na internet, 1001 dicas de português – manual descomplicado, publicados pela Contexto, além de Superdicas de ortografia, Manual de redação e estilo para mídias convergentes, dos Diários Associados, e de livros infantis – de mitologia e fábulas.

Confira abaixo a relação de livros de Dad Squarisi publicados pela Editora Contexto:

SETE PECADOS DA LÍNGUA (Lançamento)

Há pecados no uso do hífen? E na pontuação? E, Deus nos acuda!, na crase? Dad Squarisi trata, de forma irônica e agradável, dos grandes pecados e heresias da língua portuguesa. Cada tópico contém sete pecados diferentes, os mais comuns e os mais profanos, trazendo sempre dicas de como se manter na linha. Dad também nos apresenta dez grandes maravilhas de uma comunicação clara e objetiva. O humor, aliado a um conhecimento profundo do tema, faz o leitor aprender com alegria e sutileza sobre os elementos mais pecaminosos que existem no uso cotidiano do português. Contra a profanação, apresentamos este livro prazeroso e inventivo. Imperdível para quem quer escrever corretamente.


1001 DICAS DE PORTUGUÊS

Você está escrevendo aquele texto que pode mudar sua vida, mas fica em dúvida se está utilizando a palavra correta, se não cometeu nenhuma gafe na última frase. O que fazer? Encontre seu tira-dúvidas neste 1001 dicas de português. De fácil consulta, é perfeito para quem precisa de respostas rápidas para “brancos” ou “pegadinhas” que nossa língua nos prega. E não enrola o leitor, vai direto ao ponto, sem teoria desnecessária.
Quando usar “ao invés de” e “em vez de”? Qual a diferença, se há alguma, entre “aonde” e “onde”? “Água-de-colônia” se escreve com hífen mesmo? Aliás, por que tem esse nome?
Para essas e muitas outras questões, o leitor encontrará aqui respostas claras, diretas e divertidas. Como estão em ordem alfabética, é fácil encontrar o que você precisa.


COMO ESCREVER NA INTERNET

No território da internet, textos longos e formais demais não têm muita vez. O negócio é ser claro e direto.
Emoticons são permitidos? E abreviações criadas pelo internetês? Tudo depende para quem você está escrevendo. Isso significa que estamos abandonando o bom português? De jeito nenhum!
Com muito humor, Dad Squarisi mostra neste livro que, na verdade, falamos e escrevemos “várias línguas portuguesas”, sendo o internetês só uma delas. E sempre dá para escrever melhor.

 

 


Além destes, Dad Squarisi participou das obras:
A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto
Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo
Redação para concursos e vestibulares: passo a passo
Cultura e elegância: as artes, o mundo e as regras sociais