Fechar

Café Contexto – Como o historiador escreve a História

O Café Contexto recebeu as historiadoras Tania Regina de Luca e Carla Bassanezi Pinsky. As autoras apresentaram uma instigante conversa sobre as práticas do pesquisador de História. Discutiram o uso de fontes históricas e como elas afetam o ofício do historiador e, logo, nosso entendimento sobre o passado. 
Se você perdeu a nossa Live assista agora!

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Quer saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto - Como o historiador escreve a História

Como o pesquisador, na prática do seu oficio, pode trabalhar com fotografias, obras literárias, cartas, diários, discursos e pronunciamentos, testamentos, inventários, registros paroquiais e civis, processos criminais, materiais produzidos por órgãos de repressão ou mesmo com as inúmeras fontes do patrimônio cultural? Em O historiador e suas fontes, um grupo de historiadores experientes responde a essa questão, expondo um repertório variado de fontes interessantes e suas formas de utilização. A obra mostra também por que certos documentos adquirem maior ou menor relevância ao longo do tempo e em que isso afeta a História e a memória. Fala ainda de como os debates historiográficos, ao sabor das tendências modernas e pós-modernas alteram o uso das fontes históricas e afetam o ofício do historiador. O historiador e suas fontes é, portanto, uma instigante discussão sobre teoria e prática da História.


Tania Regina de Luca é professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Unesp, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Assis. Mestre e doutora em História Social pela USP. Pesquisadora do CNPq e ganhadora do prêmio Jon M. Tolman, da Brazilian Studies Association em 2008. Pela Contexto é organizadora dos livros História da Imprensa no Brasil e O Historiador e Suas Fontes; e coautora dos livros Nova História das Mulheres no Brasil, Fontes Históricas, História da Cidadania.

Carla Bassanezi Pinsky é historiadora com doutorado em Ciências  Sociais (Família e Gênero) pela Unicamp e mestrado em História Social pela USP. Autora de Pássaros da liberdade, O Brasil que os Europeus Encontraram; Mulheres dos Anos Dourados e coautora de História das mulheres no Brasil; Nova História das mulheres no Brasil; História da cidadania; Novos temas nas aulas de História; Fontes históricas; O historiador e suas fontes; Faces do Fanatismo; História da América Através de Textos; História na Sala de Aula; O Brasil no Contexto 1987-2017 (todos pela Contexto), entre outros livros.