Fechar

África em Nós apresenta as 101 fotos vencedoras

africa_brasil A Secretaria de Estado da Cultura inaugura, em 17 de novembro, no Museu Afro Brasil, a exposição África em Nós. A mostra traz as 101 imagens vencedoras da campanha fotográfica homônima, promovida de junho a setembro deste ano, pela Secretaria. As ampliações das fotos, que retratam a influência africana no cotidiano brasileiro, serão coladas nas janelas do museu, no Parque do Ibirapuera.

A data marca ainda o lançamento de um catálogo com as imagens selecionadas, que foram divididas em oito categorias, sendo: Corpo, Cotidiano, Festas Populares, Gastronomia, Contrastes, Paisagem, Religiosidade e Retratos.

A coordenação da campanha recebeu mais de 7 mil fotografias, e as 100 melhores imagens foram escolhidas por uma comissão julgadora, com curadoria do fotógrafo Walter Firmo. Também estará exposta a fotografia mais votada pelo público no site www.africaemnos.com.br.

Para divulgar a campanha, a SEC distribuiu 30 mil cartazes, ilustrados com fotos de autoria de Walter Firmo, além de 200 mil folders que traziam o regulamento e a ficha de inscrição para o envio de fotos pelo Correios. As peças foram distribuídas em diversos pontos da capital, como estações do Metrô e CPTM, agências do Poupatempo, museus, Sabesp, Secretaria de Estado da Saúde, da Fazenda e Educação, EMTU, unidades do PROCON e agências da Nossa Caixa e do Acessa SP.

Ações interativas, como a ampla divulgação da campanha em comunidades sociais da Internet, como Twitter, Orkut, Flicker, também fizeram parte dos trabalhos realizados em 2009. O site www.africaemnos.com.br apresentou novidades e funcionalidades ao longo da ação, como as notícias sobre Brasil e África no “Blog Baobá”.

“Participar da campanha África em Nós significa semear aquilo que o meu trabalho mostrou ao longo desses anos, que nada mais é do que apresentar a África no Brasil. Essa campanha é o reencontro do que somos, todos os brasileiros são marcados pela africanidade – seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. Cada um tem uma África dentro de si”, afirma o curador da campanha, Walter Firmo.

Serviço:
Exposição África em Nós e lançamento de catálogo
Local: Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/no – Parque Ibirapuera
Data: 17 de novembro
Horário: 19h
Em cartaz até 6 de janeiro de 2010

Funcionamento do museu: terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até as 18h)
Informações e Agendamento – (11) 5579-0593
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
www.museuafrobrasil.com.br

(via Secretaria da Cultura)

Livros relacionados:

Uma gota de sangue - Demétrio Magnoli historia_cultura_afro AFRICA-NO-BRASIL DIASPORA NEGRA NO BRASIL

*****

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.